Como preparar pudim de pão

11-06-2011 20:23

pudim-de-pao Nesta vídeo aula você aprenderá a preparar pudim de pão, uma saborosa e prática receita para aproveitar aquele pão do dia anterior, transformando-o em um doce a ser apreciado por toda a família. Créditos desta receita: Recepedia.

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 300 gramas de miolo de pão
  • 400 gramas de açúcar
  • 100 gramas de mel
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 7 ovos
  • 60 ml de água
  • Raspas e gotas de suco de limão a gosto

Modo de Preparo

1. Tire a casca do pão e depois corte-o em pedaços. Para fazer este pudim, é ideal que o pão seja do dia anterior. Hidrate-o com leite, no mínimo, por 6 horas. Escorra e reserve.

2. Em uma panela, acrescente o leite que você usou para hidratar o pão, a metade do açúcar, o mel, e as raspas de limão. Leve ao fogo até que comece a ferver. Retire e deixe esfriar até ficar morno.

3. Em uma tigela, misture os ovos com o resto do açúcar e a canela em pó. Acrescente o leite. é importante que esteja morno para que os ovos não fiquem cozidos. Por último, acrescente o pão umedecido e reserve.

4. Para fazer a calda de caramelo, em uma panela, coloque o açúcar, a água e umas gotas de suco de limão, para que a calda de caramelo não fique cristalizada. Misture e leve ao fogo até que fique de uma cor dourada. Despeje na fôrma que você escolheu e com muito cuidado cubra todas as partes. Deixe esfriar.

5. Passe a mistura para a fôrma, coloque-a dentro de um refratário com as laterais altas e encha de água até a metade. Cozinhe em temperatura média, em 170º, até que a superfície adquira uma aparência firme. Retire do forno e deixe esfriar. Tire da fôrma e sirva com creme de leite ou doce de leite.

resumo

Uma sobremesa clássica da vovó, para aproveitar o pão de ontem.

ingredientes

Qtde Medida Ingrediente
1 Litro(s) Leite
300 Grama(s) Miolo de pão
400 Grama(s) Açúcar
100 Grama(s) Mel
1 Colher(es) de chá Canela em pó
1 A gosto Raspas de um limão
60 Mililitro(s) água
  A gosto Gotas de suco de limão
7 Unidade(s) Ovos

modo de preparo

1.

Tire a casca do pão e depois corte-o em pedaços. Para fazer este pudim, é ideal que o pão seja do dia anterior. Hidrate-o com leite, no mínimo, por 6 horas. Escorra e reserve.

    
2.

Em uma panela, acrescente o leite que você usou para hidratar o pão, a metade do açúcar, o mel, e as raspas de limão. Leve ao fogo até que comece a ferver. Retire e deixe esfriar até ficar morno.

    
3.

Em uma tigela, misture os ovos com o resto do açúcar e a canela em pó. Acrescente o leite. é importante que esteja morno para que os ovos não fiquem cozidos. Por último, acrescente o pão umedecido e reserve.

    
4.

Para fazer a calda de caramelo, em uma panela, coloque o açúcar, a água e umas gotas de suco de limão, para que a calda de caramelo não fique cristalizada. Misture e leve ao fogo até que fique de uma cor dourada. Despeje na fôrma que você escolheu e com muito cuidado cubra todas as partes. Deixe esfriar.

    
5.

Passe a mistura para a fôrma, coloque-a dentro de um refratário com as laterais altas e encha de água até a metade. Cozinhe em temperatura média, em 170º, até que a superfície adquira uma aparência firme. Retire do forno e deixe esfriar. Tire da fôrma e sirva com creme de leite ou doce de leite.